A criação de novas secretarias, como as de Esporte e Segurança Pública, pode parecer uma solução para problemas pontuais, mas é essencial analisar com cautela os impactos econômicos e administrativos dessa decisão. Novas secretarias significam aumento de gastos públicos, seja com salários de novos secretários, assessores ou estruturas físicas e logísticas.
Em um momento em que precisamos de maior eficiência e responsabilidade fiscal, a ampliação da máquina pública pode sobrecarregar o orçamento municipal e limitar investimentos em áreas prioritárias, como saúde, educação e infraestrutura. É possível aprimorar políticas públicas utilizando os recursos e estruturas já existentes, evitando a criação de cargos que, muitas vezes, acabam se tornando alvos de interesses políticos em vez de benefícios diretos à população.
Na votação sobre a criação das secretarias, o placar foi de 6 votos a favor e 2 votos contra. Entre os que se posicionaram contra estão os vereadores Bruna Carraro e Caiamba, defendendo uma gestão mais enxuta e eficiente. Já os demais vereadores optaram por aprovar a criação das novas secretarias.
Professor Arquimedes
Presidente da Câmara
Felipe Lopes
A favor
Bruna Carraro
Contra
Xexéu
A favor
Alexandre Coruja
A favor
Andrei Lauxen
A favor
Caiamba
Contra
Clarisse Conceição de Souza
A favor
Tayná Silva Velho
A favor